5 benefícios da ginástica laboral

benefícios da ginástica laboral

Se a carga horária de trabalho é de oito horas diárias, o colaborador deve as cumprir de forma ininterrupta, certo? Errado.

Pequenas pausas são essenciais para preservação da saúde física e mental do colaborador. Principalmente para quem trabalha com criação, a constante exigência por criatividade pode causar um bloqueio, em um efeito reverso.

Uma das formas de fazer com que esse break na rotina de trabalho seja bem aproveitado é com a ginástica laboral, uma série de exercícios básicos porém muito eficientes. Desde os colaboradores mais fitness até os sedentários conseguem participar. 

A técnica é simples, bastante antiga – é basicamente um alongamento. Os benefícios da ginástica laboral são muitos. Aqui, citamos cinco. Confira:

Aumento da produtividade

As pausas planejadas ajudam a arejar a mente, ter novas ideias. Como consequência, a produtividade aumenta.

Uma das doenças mais crescentes desta década é a síndrome de burnout. Um dos motivos deste esgotamento é exatamente a intensidade exigida no horário comercial.

Entendemos que quantidade é importante em muitas áreas. Mas a produtividade prioriza a qualidade, sempre. A lógica do novo mercado vai contra uma produção em massa.

Prevenção de doenças ocupacionais

Doenças laborais ou ocupacionais são condições causadas pelo ofício. Algumas das mais frequentes são os Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORTs) e as Lesões por Esforço Repetitivo (LERs).

Ambas atacam principalmente os pulsos, pescoço e costas. Quem trabalha no computador é um alvo fácil para tais condições. É função da empresa estimular a conscientização sobre a postura correta. Mas principalmente, garantir mesas, cadeiras e telas nas alturas corretas.

Pode-se observar os benefícios da ginástica laboral no estímulo que o exercício fornece para garantir a coluna ereta e alongamentos após ficar tantas horas sentado.

Redução do absenteísmo

Aproveitando o gancho, saiba que um dos maiores motivos do absenteísmo é as doenças ocupacionais. Afinal, quando o colaborador se encontra machucado, é natural que ele precise se afastar.

É por isso que as empresas devem aderir um posicionamento preventivo, e não apenas reativo quando o assunto é a saúde da equipe.

Ao garantir os benefícios da ginástica laboral na redução das doenças ocupacionais, automaticamente a taxa de absenteísmo também  irá cair consideravelmente.

Alívio de estresse

Em oito horas seguidas de trabalho durante cinco dias da semana, é natural que chegue um momento em que o colaborador não aguenta mais olhar para números, tabelas, orçamentos, diagnósticos e análises.

Novamente, voltamos a bater na tecla da prevenção. O ideal é nem deixar que este momento de estresse absoluto chegue para então, acalmar a equipe. 

Um dos benefícios da ginástica laboral é promover alguns minutos de relaxamento na correria da rotina. Dessa forma, o colaborador irá trabalhar sabendo que daqui a alguns instantes terá esse momento de refúgio para acalmar os nervos.

Sentimento de equipe

A pausa coletiva para desfrutar dos benefícios da ginástica laboral também é um momento de entrosamento da equipe. 

Os colaboradores podem se ajudar, ao compartilhar dificuldades e dicas para certos exercícios.

Gostou das dicas? Siga o perfil da Conexa Saúde no Instagram!

Texto: Manoela Caldas. 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!