Avaliação de desempenho: principais tipos, como fazer e modelo

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O processo de avaliação de desempenho dos funcionários é crucial para que as organizações aumentem a produtividade de seus colaboradores e melhorem seus resultados.

Além disso, as avaliações de desempenho são um processo anual. Nelas, o desempenho e a produtividade de um funcionário são avaliados em relação a um conjunto predeterminado de objetivos.

Por isso, o gerenciamento de desempenho é super importante, não apenas porque é o fator determinante no aumento salarial e na promoção de um funcionário.

Mas também porque pode avaliar com precisão as habilidades, pontos fortes e deficiências de um funcionário.

Além disso, vários são os métodos que podem ser utilizados para realizar a avaliação de performance e para conhecer os principais, continue a leitura deste artigo!

O que é uma avaliação de desempenho?

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Avaliação de desempenho: funcionária motivada.

O termo avaliação de desempenho refere-se à revisão regular do desempenho de um funcionário no trabalho e da contribuição geral para uma empresa.

Também conhecida como revisão anual, avaliação de desempenho ou avaliação de funcionário, uma avaliação de desempenho avalia as habilidades, conquistas e crescimento de um funcionário ou a falta delas.

As empresas usam avaliações de desempenho para dar aos funcionários um feedback geral sobre seu trabalho e justificar aumentos salariais e bônus, bem como decisões de demissão.

Eles podem ser realizados a qualquer momento, porém tendem a ser anuais, semestrais ou trimestrais.

Como funcionam as avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho geralmente são elaboradas pelo RH como uma forma de os funcionários se desenvolverem em suas carreiras.

Eles fornecem aos indivíduos feedback sobre seu desempenho no trabalho. Garantem também que os funcionários estejam gerenciando e atingindo os objetivos esperados deles, dando-lhes orientação sobre como alcançá-los se ficarem além do esperado.

Como as empresas têm um conjunto limitado de fundos para conceder incentivos, como aumentos e bônus, as avaliações de desempenho ajudam a determinar como alocar esses fundos.

As avaliações de desempenho também ajudam os funcionários e seus gerentes a criar um plano para o desenvolvimento dos funcionários.

Isso acontece por meio de treinamento adicional bem como aumento de responsabilidades. Além de identificar maneiras de melhorar e avançar em sua carreira.

Para que serve uma avaliação de desempenho?

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Avaliação de desempenho: dupla trabalhando.

Com a avaliação de desempenho, a empresa consegue entender melhor como sua equipe está se desenvolvendo.

Bem como tomar decisões em relação ao planejamento da carreira dos colaboradores avaliados, identificar problemas para tentar resolvê-los e dar promoções e até bonificações.

Por meio dela, os próprios funcionários passam a entender melhor suas funções, objetivos e expectativas dentro da empresa. Isso ajuda o colaborador a melhorar para ter mais sucesso.

Além desses pontos, a avaliação de desempenho fornece informações úteis para que seja possível elaborar todo o planejamento estratégico da empresa.

Por esse motivo, essa ferramenta é de suma importância para o RH e, consequentemente, para o sucesso da empresa.

Qual a importância da avaliação de desempenho?

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Avaliação de desempenho: avaliação de equipe.

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de pessoas. Pois, é através dela que uma empresa pode medir o grau de contribuição e envolvimento dos colaboradores na determinação e execução de seus objetivos individuais e corporativos.

Uma avaliação de desempenho contribui para o desenvolvimento das pessoas na organização e fortalece o processo “ganha-ganha”, na qual a empresa cresce e remunera, enquanto o colaborador promove melhorias – é melhor remunerado.

Papel importante do RH no crescimento e desenvolvimento dos profissionais da equipe

O RH tem um papel fundamental no desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Existem diversas ações e estratégias que o setor pode implementar para ajudar os profissionais a crescerem.

1- Investir em planos de carreira

Esse é um dos pontos mais considerados pelos colaboradores! Pois uma das melhores formas de se desenvolver profissionalmente se dá através de empresas que oferecem planos de carreira consistentes.

Dessa forma, ao saber sobre as possibilidades de crescimento dentro da organização em que trabalha, o colaborador acaba trabalhando com mais foco pois se sente valorizado.

Ou seja, elaborar o plano de carreira é papel do RH. O setor precisa entender o que a organização precisa e onde ela deseja chegar nos próximos anos.

2- Incentivar a educação

Um papel do RH que vale a pena destacar é o constante diálogo com os gestores. Eles devem fazer isso para entender quais as dificuldades que os colaboradores estão tendo, seja com ferramentas, processos, metodologias, entre outras.

A partir disso, os profissionais do RH conseguem promover treinamentos específicos, para auxiliar os colaboradores com seu desenvolvimento profissional.

3- Entender sobre as competências comportamentais

Sabe-se que todo colaborador possui tanto competências técnicas quanto comportamentais. 

Além disso, as técnicas acabam por ser relacionadas à profissão, curso de graduação que foi feito, ou até mesmo algum treinamento específico, como saber falar um outro idioma.

Com relação às características comportamentais, elas estão relacionadas sobre como o colaborador reage a diferentes situações.

Por isso, o RH deve mapear o perfil comportamental de cada colaborador. Eles devem analisar esses dados para criar planos de desenvolvimento e planejar treinamentos mais eficientes.

4- Ofereça feedbacks constantes

Dar feedbacks constantes para os colaboradores é de extrema importância para que eles consigam se desenvolver profissionalmente.

Dessa forma, eles conseguem entender o que precisam melhorar e onde estão acertando.

Quais os tipos de avaliação de desempenho mais utilizados nas organizações?

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Avaliação de desempenho: analisando resultados.

Dentre os modelos mais utilizados temos:

Nine Box

Essa avaliação de desempenho e potencial atualmente é bastante utilizada pelas empresas que buscam desenvolver sucessões bem como planejar melhor as mudanças ocorridas no quadro de colaboradores.

Ela é fundamental para promover uma melhor gestão de pessoas quando seu negócio precisa contratar um novo profissional, substituir alguém que foi promovido ou até mesmo identificar e formar novos líderes.

Autoavaliação

A autoavaliação é um dos principais tipos de avaliação de desempenho. É realizado em duas etapas.

Na primeira parte, o colaborador responde a um questionário com o objetivo de refletir sobre seu próprio desempenho, identificando seus pontos fortes e fracos. Depois, o gerente discute com eles sobre o que pode ser feito para melhorar seu desempenho.

Avaliação de desempenho da equipe

Avaliar os profissionais individualmente é importante porque cada um tem suas peculiaridades que definem seu potencial.

No entanto, é fundamental que você também faça uma avaliação de toda a equipe, pois a soma de todos os esforços é uma das principais forças motrizes por trás de excelentes resultados.

Avaliação de desempenho 90º

O modelo 90º é conhecido por ser uma avaliação direta e simples, em que o líder avalia seus próprios subordinados.

Ele é considerado a melhor opção para analisar colaboradores que ocupam cargos mais baixos. Pois, normalmente realizam suas atividades tendo contato direto com a chefia. Dessa forma, a avaliação pode ser mais intensa e completa.

Avaliação de desempenho 180º

Conhecido por sua tradicionalidade, essa avaliação busca avaliar o desempenho individual do funcionário por seu gestor direto, que acompanha de perto suas tarefas de rotina.

Entre seus benefícios, podemos citar a garantia da padronização nos critérios de análise, o que possibilita que todos sejam avaliados sobre os mesmos tópicos.

Avaliação de desempenho 360º

A Avaliação 360º é uma metodologia eficaz, voltada para identificar e analisar qual a percepção que as pessoas ao redor de um profissional têm dele.

O intuito dela é promover a melhoria contínua dos colaboradores que fazem parte de uma empresa.

Em especial, daqueles que ocupam cargos de gestão, através de feedbacks pontuais, realizados por meio de um questionário respondido por superiores, pares, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes internos e externos.

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Avaliação de desempenho: equipe de trabalho.

Avaliação por competências

Esse tipo de avaliação se divide em duas partes, sendo a primeira voltada para a parte comportamental do colaborador. Ou seja, está ligada a forma de comprometimento, em como ele é proativo, como realiza trabalho em equipe bem como a forma que desenvolve e preza por seus relacionamentos dentro da empresa.

A outra parte dessa avaliação é voltada para a técnica que varia de acordo com o cargo e a função do colaborador. Ou seja, ela se fundamenta na atividade desenvolvida na empresa.

Avaliação por objetivos

Este método de avaliação de desempenho tem uma abordagem quantitativa. São considerados os resultados alcançados pelo funcionário em um determinado período.

O objetivo é identificar se o colaborador avaliado atendeu às expectativas da empresa. Para se basear em números, essa avaliação é mais segura e assertiva.

Escala gráfica

No método de escala de classificação gráfica, você cria uma tabela em colunas organizada da seguinte forma:

Na primeira coluna, coloque as variáveis ​​que serão avaliadas. Já nas colunas posteriores, coloque os valores de cada variável.  Essa avaliação tem como principal vantagem a escala de classificação gráfica que é muito fácil de fazer.

Porém, é limitado e não permite uma avaliação mais aprofundada. Por esse motivo, a escala de classificação gráfica geralmente é usada em conjunto com outros métodos, como a classificação de 360º ​​graus.

Avaliação de desempenho da gestão

O feedback é importante para todos os colaboradores, inclusive os líderes. Por isso, a avaliação do desempenho da gestão é indispensável.

Aspectos como a clareza de planejamento, viabilidade dos recursos necessários e qualidade do acesso e comunicação são abordados nesse modelo.

Avaliação da liderança

Assim como os funcionários, os líderes também devem ser avaliados. Os líderes são responsáveis ​​por direcionar suas equipes para o sucesso.

Quando eles têm um desempenho ruim, geralmente, isso também se reflete em seus funcionários.

Por isso, os líderes também precisam passar por avaliações e receber feedback sobre seu desempenho. Nesse caso, as avaliações são baseadas tanto em seus funcionários quanto em seus superiores, proporcionando uma visão geral de seu desempenho.

Quais são os principais pontos de análise que o RH deve extrair da avaliação de desempenho?

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Avaliação de desempenho: profissional de RH.

Obter informações sobre o desempenho dos funcionários nessas avaliações é um ótimo ponto para o RH focar, pois a partir delas um planejamento sobre ações pode ser elaborado. Por isso, é importante prezar sobre a performance dos colaboradores.

Essas avaliações ajudam o RH na elaboração de treinamentos para seus colaboradores e nas formas de desenvolvimento humano. Pois, para qualificá-los é necessário conhecer como está o nível de performance dos mesmos bem como realizar o acompanhamento da evolução desses níveis à medida que os programas de treinamento são implementados.

Outro reflexo das avaliações de desempenho é visto na distribuição de recompensas, porque quem tem a melhor performance acessa os melhores benefícios, como gratificação e prêmios.

O que é o feedback?

O feedback no local de trabalho é simplesmente definido como um processo de dar sugestões construtivas por supervisores, gerentes e colegas.

Tem como grande objetivo melhorar o desempenho, reforçar o bom comportamento e melhorar a moral bem como a dedicação dos funcionários em fazer seu trabalho.

O erro que a maioria dos gerentes comete é não fornecer feedback suficiente porque tem medo de perder o funcionário e fazer tudo sobre os atributos negativos do trabalhador e esquecer de elogiar onde é devido.

O feedback construtivo é uma ferramenta muito importante no local de trabalho. É necessário que um funcionário tenha sucesso e prospere no que faz, sem o qual estará vivendo na incerteza.

O objetivo do feedback no local de trabalho é orientar e motivar as pessoas a alcançarem seus objetivos.

Importância do feedback após a realização da avaliação de desempenho

A realização da avaliação de desempenho ressalta a busca por mudanças além de um possível fortalecimento dos pontos positivos. Pois é a partir dela que as mudanças são possíveis, após uma conversa com a alta gestão da empresa.

Afinal, do que adianta realizar uma análise e simplesmente arquivá-la, não é mesmo?

Os dados obtidos nessa avaliação servem como base para a realização de um feedback. Pois, o diálogo é fundamental para conseguir indicar os pontos de melhoria do colaborador em questão bem orientá-lo para essa melhoria.

Outro passo importante é pensar em possíveis soluções além de estabelecer metas, em conjunto, focando em uma boa performance. Aliás, dizem que as melhores ideias podem ser originadas quando há o objetivo comum de desenvolvimento e muitas cabeças pensando.

O feedback é conhecido também como o melhor momento para um diálogo entre avaliador e do avaliado, havendo uma troca entre pontos de vistas diferentes. Pois, abrir um espaço para ouvir as ideias do colaborador sobre seu trabalho também é extremamente benéfico.

Além disso, o feedback da avaliação de desempenho não serve apenas para indicar erros. É uma ótima oportunidade de elogiar e reconhecer o trabalho do colaborador. Com isso, ele se sentirá mais motivado e se esforçará para oferecer resultados cada vez melhores.

Como criar um modelo de avaliação de desempenho?

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Avaliação de desempenho: reunião profissional.

O primeiro passo para fazer essa avaliação é entender as medições como eventos cíclicos.

Dentro de um período preestabelecido, como, por exemplo, mês, trimestre, semestre ou até mesmo ano. O RH retorna ao processo e, aos poucos, cria um histórico dos profissionais da empresa.

Logo, para estruturar os processos de gestão, é preciso escolher um modelo que, a cada aplicação das pesquisas, torne a mensuração mais adequada para extrair as informações necessárias para tomar decisões. A sugestão é o ciclo PDCA.

Planejar

Planejar uma avaliação é ponto inicial do processo, pois, é a partir desse planejamento que questões como cronograma, orçamento, alocação de recursos, e responsáveis são definidas.

Fazer

O próximo passo é a ação. Ou seja, é aqui que as coisas começam a se desenvolver e ações concretas são realizadas para tirar o que foi estabelecido do papel.

Checar

Como andam as atividades que foram planejadas? É aqui que você passa a monitorar o andamento das atividades para assegurar o cumprimento das diretrizes e levantar erros e acertos.

Agir ou ajustar

Por último, depois de monitorar é necessário verificar o que está dando certo e o que não está! Pois, é importante atuar para corrigir o que está dando errado, bem como padronizar o que está dando certo para os futuros planejamentos com as informações obtidas, visando promover melhorias.

O ideal é reiterar as etapas de gestão durante o processo e entre processos. No primeiro caso, ocorre a tentativa de adequar as ações à medida que os imprevistos acontecem. No segundo, as lições aprendidas em um diagnóstico são utilizadas nas seguintes áreas para tomar decisões.

Onde encontrar modelo de avaliação de desempenho pronto?

Agora que já conhece diferentes exemplos de avaliação de desempenho, é preciso agir.

No entanto, muitas pessoas ainda encontram dificuldades na hora de elaborar documentos, questionários e relatórios para analisar a performance dos colaboradores.

Um site que disponibiliza diversos modelos de avaliação de desempenho é o Venngage.

Como a Conexa pode auxiliar o RH da sua empresa?

A Conexa conta com elevada experiência de mercado e também recursos e sistemas de benefícios que auxiliam o desenvolvimento da sua equipe profissional.

Ela ainda oferece plataformas digitais que têm ajudado milhares de pessoas, sem que saiam de casa. Uma forma moderna, prática e segura de oferecer atendimento médico e acolhimento à distância e acessível em qualquer lugar que se esteja.

Uma empresa especializada em telemedicina, que já cuida de mais de 20 milhões de vidas. Os pacientes têm a sua disposição mais de 70 mil profissionais e mais de 30 especialidades, atendendo em todo território nacional, 24 horas por dia.

Bom, agora que você já entende um pouco mais sobre como funciona um RH e quais as atividades desempenhadas por esse setor, precisa começar a aplicar algumas estratégias.

Dentre elas, fornecer benefícios é uma ótima opção para motivar e manter sua equipe amparada.

E a Conexa pode ajudar você nisso! 

Conclusão

Escolher o método de avaliação de desempenho correto é mais importante do que nunca. Pois, reflete o que você pensa de seus funcionários e o quanto você se preocupa com a moral dos funcionários.

Depois de encontrar um método de avaliação de desempenho ideal para suas necessidades, a próxima etapa é implementá-lo adequadamente para eliminar lacunas críticas de desempenho e resolver problemas urgentes que afetam o seu retorno sobre o investimento.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias!

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