Atividades do departamento de recursos humanos: veja as principais

atividades do departamento de recursos humanos

O departamento de Recursos Humanos está relacionado a um conjunto de pessoas de uma empresa. Dessa forma, as atividades do departamento de recursos humanos estão ligadas às ações administrativas internas e relacionamento dos colaboradores com a respectiva companhia.

Durante muito tempo, o RH era visto como um segmento que buscava apenas solucionar questões burocráticas.

Porém, nos dias atuais, ele vem sendo mais valorizado e ganhando espaço nas corporações, principalmente em empresas de grande porte.

Com times maiores e capacitados, o RH exerce funções como, por exemplo, recrutamento e seleção, administração e condução dos profissionais conforme as expectativas corporativas.

Ele ainda possui diversas responsabilidades que vamos explorar um pouco melhor neste artigo!

O que é o departamento de recursos humanos (RH) de uma empresa?

atividades do departamento de recursos humanos tarefas administrativas de recursos humanos
Atividades do departamento de recursos humanos: o que é o departamento?

O departamento de recursos humanos (RH) de uma empresa tem a tarefa de treinar e desenvolver seus trabalhadores, que são considerados alguns dos recursos mais importantes da empresa.

A missão do RH é garantir que os funcionários da empresa sejam adequadamente gerenciados, adequadamente remunerados e efetivamente treinados. O departamento também é responsável pelo recrutamento, contratação, demissão e administração de benefícios, como citado anteriormente.

Diferença entre departamento de recursos humanos e departamento pessoal

O RH trabalha focado na gestão estratégica de pessoas, enquanto o departamento pessoal, nos processos administrativos que envolvem os colaboradores e, essa é a principal diferença entre eles.

O RH planeja os processos e promove ações de desenvolvimento das equipes. E o departamento pessoal cuida para cada ação, desde a contratação, a promoção e o desligamento de um colaborador.

Assim como a concessão de todos os seus benefícios durante o relacionamento com a empresa, ocorram de forma transparente e de acordo com as leis trabalhistas vigentes.

Dessa forma, o departamento pessoal é responsável por administrar a parte burocrática dos processos, ajudando o RH a atuar sobre bases sólidas e reduzindo o risco de falhas, insatisfação e ações trabalhistas.

Qual a importância do departamento de recursos humanos para a empresa?

atividades do departamento de recursos humanos rotinas de rh e departamento pessoal
Atividades do departamento de recursos humanos: importância do setor.

Podemos considerar atualmente que o RH é a chave para o sucesso de uma empresa. Sem uma equipe de RH eficaz e eficiente, não haverá talentos na empresa, e sem pessoas talentosas e dedicadas à empresa, não haverá negócios.

As empresas geralmente esquecem as coisas que o RH faz, pois é principalmente o trabalho dos bastidores.

O escopo do departamento de RH é mais do que apenas processar a folha de pagamento e definir os benefícios de saúde dos funcionários.

O RH desempenha um papel essencial no desenvolvimento da estratégia de uma empresa, aprimorando a percepção dos funcionários em toda a força de trabalho e fornecendo uma experiência completa para os funcionários.

Quais são as principais atividades do departamento de recursos humanos?

atividades do departamento de recursos humanos rotinas administrativas de rh o que e
Atividades do departamento de recursos humanos: quais são as principais?

Como dito anteriormente, um departamento de recursos humanos está envolvido em garantir que a empresa tenha uma lista sólida de funcionários, treinados para cumprir suas funções bem como, sendo remunerados adequadamente por isso.

O departamento de recursos humanos fornece políticas e procedimentos eficazes e diretrizes e suporte voltados para as pessoas. Além disso, a função de recursos humanos serve para garantir que a missão, visão e valores da empresa façam parte da cultura da empresa. Dentre as principais atividades podemos destacar algumas.

Gerenciar a folha de pagamento da empresa

Dentre a lista de tarefas que um RH pode realizar, a gestão da folha de pagamento é uma das mais importantes. O motivo disso é porque essa tarefa apresenta um aspecto não só burocrático, mas também gerencial e estratégico.

Por isso, o profissional de RH precisa sempre estar atento a todas as diretrizes da lei, para evitar processos trabalhistas e grandes multas para a empresa.

Outro ponto importante relacionado ao gerenciamento da folha de pagamento dos funcionários está no fato de que um profissional de RH precisa acompanhar de perto o impacto de alguns salários, onde podem ser feitos ajustes, promoções e trocas de cargo.

Fazer o controle de ponto

Outra tarefa muito importante dentro da empresa, que é uma tarefa do RH, é a gestão de ponto. Quando bem gerenciado pode evitar a insatisfação dos funcionários.

Dessa forma, quando o RH tem controle sobre as horas trabalhadas, faltas e atrasos pode mudar o rumo do trabalho bem como entender o que está causando o chamado absenteísmo.

Ou seja, quando a gestão de ponto é bem descrita, criar estratégias para engajar e motivar o colaborador acaba se tornando possível, aumentando a produtividade da equipe.

Auxiliar no planejamento de patamar salarial e de benefícios

O RH é responsável pela definição dos cargos da empresa, descrevendo e especificando cada um deles, de forma a garantir que os salários sejam compatíveis com as funções e responsabilidade — criando uma base para que os recrutadores possam descrever com eficiência as vagas a serem divulgadas.

Além disso, essa descrição é parte de um processo que está automaticamente ligada à avaliação de desempenho, pois caso determinada tarefa não esteja especificada na função do empregado e ele a execute rotineiramente, deve ser feita uma análise e ajustar o que for necessário.

atividades do departamento de recursos humanos recursos de atividades do departamento de recursos humanos
Atividades do departamento de recursos humanos: equipe de trabalho.

Atuar em parceria com a comunicação interna da empresa

Possuir profissionais que se sentem motivados e principalmente possuir uma baixa taxa de desligamento é considerado o grande sonho de todas as empresas.

Isso porque quando a empresa consegue engajar seus colaboradores ela acaba potencializando as chances de resultados.

Dessa forma, quando a empresa constrói uma boa imagem perante seus colaboradores, de que ali é o melhor lugar para se trabalhar, a produtividade do time tende a aumentar.

Além disso, uma boa comunicação interna ajuda na organização da equipe para que todos caminhem na mesma direção, sempre em busca dos mesmos objetivos.

Organizar ações de treinamento da equipe

Gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento são uma grande parte do RH. Quase todos os funcionários têm lacunas de habilidades. O gerenciamento de desempenho ajuda a resolver esses problemas.

Ademais, é amplamente reconhecido que o desenvolvimento dos funcionários contribui para um melhor envolvimento dos funcionários, um aumento da produtividade, uma redução da rotatividade de funcionários bem como uma cultura mais positiva.

Treinamentos abrangentes e desenvolvimento pessoal ajudam a fortalecer quaisquer elos na empresa. Por isso, investir em seus funcionários fortalece sua organização e dá a sua empresa uma vantagem competitiva.

Realizar processos de contratação de colaboradores

Localizar e recrutar candidatos promissores é um dos objetivos de um RH, que utiliza os objetivos de negócios da empresa para orientar o processo de recrutamento.

Eles geralmente avaliam o trabalho para o qual estão contratando para identificar as principais responsabilidades e as qualificações desejadas antes de escrever descrições de trabalho e colocar anúncios de trabalho.

ORH estende ofertas a candidatos qualificados e negocia salários e benefícios. Fazer a contratação certa é uma responsabilidade crucial do departamento de recursos humanos devido à importância dos funcionários de uma empresa para seu sucesso.

Promover a integração de recém contratados

Além do processo de recrutamento de potenciais candidatos, o trabalho do departamento de recursos humanos não para por aí.

Eles também cuidam dos funcionários recém-contratados e planejam e programam processos de indução para eles.

Uma ótima experiência de indução ou integração ajuda a acomodar seu novo funcionário e evitar problemas no local de trabalho no futuro.

Realizar a dispensa de colaboradores

O processo de desligamento é um dos mais burocráticos dentro do RH. A empresa precisa acertar todos os cálculos, pagamentos, entre outros fatores de extrema importância para realizar tudo de forma correta e não sofrer processos trabalhistas.

Além de realizar a entrevista demissional para verificar o motivo da saída, planejar melhorias e encaminhar a empresa para um novo processo seletivo.

Gerenciar problemas pessoais internos

É função do RH também manter um bom ambiente de trabalho, não só pelas conquistas em si mas também para manter o engajamento e a satisfação profissional.

A questão do gerenciamento de problemas internos está relacionado ao fato de dentro de uma empresa existirem pessoas das mais diversas idades, experiência e habilidades distintas que podem vir a gerar conflitos.

Por isso, os gestores e o RH precisam gerir esses conflitos para que eles não ultrapassem o limite do respeito e para que tudo seja resolvido brevemente.

Realizar a avaliação de desempenho de colaboradores

Com relação às avaliações de desempenho, as mesmas servem para identificar e analisar alguns fatores em relação ao desempenho dos colaboradores.

Muitas vezes elas são de grande auxílio para entender alguns resultados que não eram esperados.

Estas avaliações também permitem o reconhecimento do desempenho dos colaboradores de uma empresa levando em conta as seguintes questões, sendo elas:

  1. A forma como a função é realizada;
  2. A performance do funcionário;
  3. Metas estabelecidas;
  4. Atitudes no ambiente de trabalho;
  5. Potencial de desenvolvimento;
  6. Resultados obtidos.

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho e o RH precisa escolher qual mais se encaixa no perfil da empresa para então realizá-la.

Como formar uma boa equipe no departamento de recursos humanos?

atividades do departamento de recursos humanos questao de recursos humanos
Atividades do departamento de recursos humanos: profissionais do setor.

Toda empresa, grande ou pequena, precisa de um departamento de RH impecável, que lidará com uma série de tarefas muitas vezes subestimadas.

Considerando que este grupo de pessoas será responsável pelo recrutamento de pessoal para sua empresa, é sua responsabilidade escolher essa equipe com sabedoria.

Sobre a contratação de bons profissionais

É sempre uma boa ideia contar com referências de sua rede profissional – as pessoas que já interagiram com os especialistas de recursos humanos disponíveis e tiveram a chance de interagir com eles.

Sobre cultura e valores

O RH ampliará significativamente os valores e a cultura que você investir nele para o pessoal que ele recrutou.

É por isso que uma seleção meticulosa de seus profissionais de recrutamento é absolutamente essencial.

Ao construir uma equipe de RH eficaz, também é necessário levar em consideração a natureza do que sua empresa faz.

Razões pelas quais o departamento de recursos humanos é importante

atividades do departamento de recursos humanos atividades do departamento de recursos humanos resumo
Atividades do departamento de recursos humanos: reunião de trabalho.

Os recursos humanos desempenham um papel essencial no desenvolvimento da estratégia de uma empresa, bem como no gerenciamento das atividades centradas no funcionário de uma organização.

Por isso, destacamos algumas razões pelas quais o departamento de recursos humanos é importante.

Valor do capital humano

Ter uma função interna de recursos humanos é importante. Uma equipe interna de recursos humanos ou um especialista em recursos humanos na equipe pode aumentar a compreensão da importância do capital humano para os resultados da empresa.

Para as pequenas empresas, em particular, o capital humano é fundamental porque muitas empresas menores têm funcionários que desempenham funções multifuncionais.

Controle orçamentário empresarial

Os recursos humanos reduzem os gastos excessivos por meio do desenvolvimento de métodos para reduzir os custos de gerenciamento da força de trabalho, o que inclui negociar melhores taxas para benefícios como cobertura de assistência médica.

Além disso, os recursos humanos garantem uma fixação salarial competitiva e realista com base no estudo do mercado de trabalho, tendências de emprego e análise salarial com base nas funções do trabalho.

Melhorar a satisfação dos funcionários

Os especialistas em recursos humanos geralmente são encarregados da responsabilidade de determinar o nível de satisfação do funcionário – muitas vezes uma medida ambígua na melhor das hipóteses.

Com pesquisas de funcionários cuidadosamente projetadas, grupos focais e uma estratégia de entrevista de desligamento, os recursos humanos determinam o que está por trás da insatisfação do funcionário e aborda essas questões para motivá-lo.

Economia de custos de recursos humanos

O custo para contratar trabalhadores novos ou substitutos, incluindo treinamento e tempo de aceleração, pode ser exorbitante para os empregadores, especialmente as pequenas empresas.

Com um processo de recrutamento e seleção bem construído, a área de recursos humanos pode minimizar gastos com anúncios de vagas, treinamento de novos funcionários e inscrição de novos funcionários em planos de benefícios.

Melhorar a imagem corporativa

As empresas querem ser conhecidas como o “empregador preferido”. Os empregadores de eleição são as empresas que recebem reconhecimento pela forma como tratam os funcionários; são as empresas para as quais as pessoas querem trabalhar.

Tornar-se um empregador de escolha significa que os recursos humanos equilibram o recrutamento dos candidatos mais qualificados, a seleção dos candidatos mais adequados e a retenção dos funcionários mais talentosos.

Como organizar as rotinas de RH?

atividades do departamento de recursos humanos atividades do departamento de recursos humanos
Atividades do departamento de recursos humanos: profissional da área.

São inúmeras as rotinas de RH, por isso é muito importante prezar pela organização, pelo cuidado bem como a dedicação a cada uma dessas rotinas. Além do trabalho de profissionais qualificados e apropriados para atuar neste setor.

A utilização de cronogramas, fluxogramas e calendários para não cometer erros e nem perder datas e prazos importantes é necessário.

Uma boa dica para te ajudar na organização das rotinas de RH é a utilização de ferramentas digitais.

Pois, assim, há uma redução no trabalho manual, menos erros e otimização de tempo em cada processo.

Como a Conexa pode auxiliar o departamento de recursos humanos da sua empresa?

A Conexa conta com elevada experiência de mercado e também recursos e sistemas de benefícios que auxiliam o desenvolvimento da sua equipe profissional.

Ela ainda oferece plataformas digitais que têm ajudado milhares de pessoas, sem que saiam de casa.

Uma forma moderna, prática e segura de oferecer atendimento médico e acolhimento à distância e acessível em qualquer lugar que se esteja.

Uma empresa especializada em telemedicina, que já cuida de mais de 20 milhões de vidas.

Os pacientes têm a sua disposição mais de 70 mil profissionais e mais de 30 especialidades, atendendo em todo território nacional, 24 horas por dia.

Bom, agora que você já entende um pouco mais sobre como funciona um RH e quais as atividades desempenhadas por esse setor, precisa começar a aplicar algumas estratégias.

Dentre elas, fornecer benefícios é uma ótima opção para motivar e manter sua equipe amparada. E a Conexa pode ajudar você nisso! 

Conclusão

No texto acima citamos diversas funções de RH como se fossem áreas separadas e distintas. Porém, na realidade, mesmo nas maiores organizações, o que acontece em uma área funcional afeta as demais.

Uma escala salarial não competitiva dificulta o recrutamento das melhores pessoas, o que, por sua vez, significa a contratação de trabalhadores menos qualificados, que exigem mais treinamento e podem simplesmente não atender às metas de desempenho da gestão de talentos.

Por isso, o departamento de recursos humanos é tão importante e contribui tão fortemente para a cultura de uma empresa!

Leia também: Gestão estratégica de Benefícios: saiba como aumentar os resultados

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!