Atender ao paciente de maneira personalizada e exclusiva é uma forma de o médico demonstrar atenção e respeito. Isso faz com que ele se sinta importante, o que aumenta a confiança que tem no tratamento e facilita sua eficácia.
Esse atendimento personalizado, contudo, não se limita apenas à consulta do médico. É possível fazer com que o paciente se sinta único e especial desde a etapa de agendamento de consultas até a recepção de clínica, fazendo com que ele a indique para amigos e familiares.
Neste artigo, vamos aprender como aplicar esse tipo de atendimento, fortalecendo a confiança que os pacientes depositam em você e a sua imagem profissional, além de tornar a rotina de trabalho, que, muitas vezes, é desgastante para um profissional da saúde, muito mais tranquila e prazerosa. Vamos lá?
Saiba escutar seus pacientes
É muito importe deixar que os pacientes façam perguntas e contem, do jeito deles, o que os está perturbando. Muitos médicos interrompem os pacientes achando que isso vai otimizar o tempo da consulta, mas pode ter um efeito contrário! Ao se sentirem desconsiderados e desmerecidos, eles podem “se fechar” e dificultar muito o estabelecimento do diagnóstico e o tratamento da doença.
Além disso, depois da consulta, uma dica é questionar os pacientes sobre as impressões que eles tiveram da clínica ou do atendimento. Pergunte, também, caso seja a primeira consulta, como eles conheceram a clínica e o que esperam dos seus serviços.
A partir dessas respostas, você poderá direcionar melhor seu atendimento e melhorar sua relação com os pacientes! De quebra, eles ainda se sentirão valorizados e criarão um vínculo mais consistente com você e a sua clínica!
Não subestime a importância de uma boa infraestrutura
Muitos médicos acham, erroneamente, que o que importa em um atendimento é somente fazer um bom diagnóstico e estabelecer uma conduta médica adequada.
No entanto, não é incomum ouvir reclamações do tipo “Ah, o médico é ótimo, mas o lugar em que ele atende é tão feio e mal cuidado que não dá vontade de voltar”.
Por isso, é essencial que todo o ambiente seja extremamente organizado e limpo, até porque estamos falando de um estabelecimento de saúde. A recepção deve estar conservada, com cadeiras de espera confortáveis e formas de distração eficientes (televisões em bom estado, revistas atualizadas etc.).
Não se deve esquecer, também, da fachada, que precisa estar com a pintura em dia e com jardins (se houver) bem cuidados, de maneira que a primeira impressão do local seja positiva. Os consultórios, por sua vez, precisam estar equipados com todos os itens necessários para a consulta e concernentes à especialidade do médico.
Invista em tecnologias
Hoje em dia, existem diversos softwares de gestão de clínicas médicas que podem ser grandes aliados na eficiência do atendimento aos pacientes, permitindo que eles agendem consultas e acessem informações e resultados de exames a partir de um aplicativo.
Além disso, existe a possibilidade de a clínica disponibilizar atendimento por meio da telemedicina, otimizando o tempo dos pacientes e permitindo mais agilidade em tratamentos a doenças de baixa complexidade.
A Conexa Saúde é uma plataforma que permite que os pacientes recebam orientações de especialistas por meio de um smartphone, de um tablet ou de um computador — tudo feito com extrema qualidade de imagem e som.
Se preferir, o paciente também pode ser atendido via chat, além de poder acessar seu histórico médico e agendar consultas com um clique.
Como visto, existem diversas maneiras de oferecer um atendimento personalizado em consultas médicas, zelando por uma relação respeitosa que visa, principalmente, ao bem-estar e à satisfação do paciente.
Gostou do artigo? Se você ficou com qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco! Nossos colaboradores terão o maior prazer em atendê-lo!