Astigmatismo e miopia: Quais são as diferenças?

Qual a diferença entre astigmatismo e miopia?

Tanto o astigmatismo quanto a miopia são problemas de visão, inclusive, muito comuns. Entretanto, são coisas diferentes, e por isso nem sempre uma mesma pessoa sofre das duas condições.

No caso do astigmatismo, os olhos acabam distorcendo a imagem do objeto que estamos observando, independente da distância. Já no caso da miopia, o problema está em enxergar com clareza depois de uma certa distância.

Sendo assim, as condições de astigmatismo e miopia alteram a forma com que os olhos veem as imagens, e isso acaba gerando uma distorção na visão.

Confira neste artigo as principais características do astigmatismo e da miopia, assim como seus sintomas, mitos, e como se consultar com um oftalmologista via telemedicina.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um problema que afeta a parte da frente ou interior do olho.

Sabe aquela parte transparente do olho, que fica em frente à pupila? Então, ela se chama córnea, e serve para proteger e alinhar nosso olhar. Em resumo, o astigmatismo é um defeito da córnea, que acaba tirando a nitidez da visão.

Os principais sintomas de astigmatismo são:

  • Vista embaçada ou desfocada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade na leitura;
  • Problemas para diferenciar símbolos e letras;
  • Sensação de cansaço nos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Tensões musculares.

O que é miopia?

Na miopia, acontece um problema na forma com que o olho reflete uma imagem. Por isso, pessoas com essa condição têm dificuldade para focar imagens à distância, e sentem que a vista está embaçada.

A retina é uma parte no interior dos olhos, que é responsável por gerar a imagem que estamos vendo. Sendo assim, a miopia acaba gerando a imagem antes mesmo dela chegar até a retina, atrapalhando a visão.

Confira a seguir os principais sintomas da miopia:

  • Visão sem foco para distâncias;
  • Tonturas;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dor nos olhos;
  • Necessidade de forçar os olhos para conseguir enxergar;
  • Lacrimejar demais;
  • Sensibilidade à luz.

Qual o tratamento para astigmatismo e miopia?

Na verdade, o tratamento para essas condições depende de diversos fatores, como o nível de dificuldade de visão, por exemplo.

Em geral, tanto para o astigmatismo quanto para miopia, o método mais comum de tratamento é a utilização de óculos e lentes de contato. Além disso, em alguns casos pode ser possível realizar uma cirurgia para corrigir os problemas da visão.

Mitos e verdades

Infelizmente, aquela história que ouvimos desde sempre, que usar óculos faz com que problemas na vista se estabilizem é um mito. Distúrbios como astigmatismo e miopia podem se desenvolver com ou sem o uso de óculos de grau e lentes de contato.

Além disso, a falta de óculos ou da lente não vai agravar diretamente os distúrbios, mas irá aumentar os sintomas como dores de cabeça e cansaço nos olhos.  

E caso você tenha dúvida, é possível ter astigmatismo e miopia ao mesmo tempo em um olho. Neste caso, será necessário o uso de uma lente bifocal que atenda às duas necessidades.

Oftalmologista e telemedicina

Para além dos sintomas, a principal forma de entender como está a saúde dos seus olhos é se consultar com um oftalmologista. Desta forma, você poderá realizar o seu diagnóstico e apostar em um tratamento eficaz para o seu caso.  

Isso porque é importante ressaltar que existem diferentes quadros e níveis desses distúrbios, que merecem atenção e cuidado específicos.  

Problemas na visão podem ser avaliados desde a primeira infância e quanto antes diagnosticados, maiores as chances de estabilizar tais problemas.  

Hoje, é possível realizar esse acompanhamento via telemedicina, fazendo com que esse atendimento chegue a pessoas que morem em regiões mais afastadas, ou àquelas que preferem ter uma certa comodidade ao se consultar com um especialista.  

Neste caso, haverá um primeiro contato para que seja analisado o histórico do paciente. Caso haja a necessidade de se realizar exames, o médico realiza o encaminhamento.  

O profissional que aplicar o exame, então, faz as anotações necessárias e compartilha elas com o médico que fez a solicitação. Assim, o diagnóstico será feito com a opinião dos dois.   

Tenha os melhores especialistas ao seu alcance sem sair de casa! Fale com um consultor da Conexa Saúde e faça consultas online, a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content