Ansiedade no trabalho: causas, sintomas e como identificar

ansiedade mulher terapia

O transtorno de ansiedade é a doença do século. Pessoas que sofrem deste distúrbio mental podem ter dificuldades em situações sociais e de alta tensão. A ansiedade no trabalho é algo que vem preocupando muito as empresas.

Isso porque, ambas estas características estão presentes no ambiente de trabalho. Por isso, é essencial identificar a ansiedade no escritório e agir para que a dinâmica diária seja a mais mentalmente saudável possível.

Crises de ansiedade podem ser paralisantes. Toda empresa deveria se importar com a saúde mental do colaborador tanto quanto os resultados que ele traz. Afinal, um afeta diretamente o outro.

Confira nossas dicas para identificar a ansiedade no ambiente de trabalho e contorná-la.

O que é o transtorno de ansiedade?

ansiedade mulher telefone
Ansiedade no trabalho: mulher ao telefone.

Existe uma enorme má concepção sobre a palavra ‘ansiedade’. Estar ”ansioso” para uma reunião importante ou para o show da sua banda favorita é completamente diferente de sofrer de transtorno de ansiedade, que é uma doença.

O primeiro caso não é um grande problema. É um sentimento que surge em momentos específicos. Já o segundo, pode afetar diariamente e precisa ser tratado.

Não estamos aqui para listar os sintomas do transtorno de ansiedade e muito menos diagnosticar alguém. Para isso, procure um médico na nossa plataforma de telemedicina.

O objetivo aqui não é identificar a ansiedade em indivíduos, e sim te ajudar a perceber quando o ambiente de trabalho está dominado por esta condição.

O que é ansiedade no ambiente de trabalho?

Se você se mantém sempre em alerta. Se preocupa excessivamente com as situações no dia a dia no trabalho. Fique atento, porque são sinais claros de ansiedade. 

Um estado psicológico, que no ambiente laboral pode prejudicar a produtividade e as relações interpessoais. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. 

No trabalho, esse estado psíquico pode ser prejudicial ao ponto de gerar complicações e até algumas limitações físicas, como paralisia temporária, palpitação ou falta de ar. 

O setor de recursos humanos tem papel fundamental na detecção do problema para apontar soluções viáveis para resolvê-lo. 

Além da queda na produtividade, ansiedade no trabalho aumenta as taxas de absenteísmo e de turnover, de afastamentos, entre outros índices que impactam negativamente o negócio. 

Quais são as causas da ansiedade no trabalho?

ansiedade mulher mao cabeca
Mulher apresentando ansiedade no trabalho.

São diversas as causas da ansiedade no trabalho, em especial em uma época de alta competitividade e inovações tecnológicas. Além dos motivos internos, o trabalhador pode ser afetado por problemas externos, como conflitos familiares ou dificuldade financeira. 

E isso também o afeta profissionalmente. Identificar as causas é importante para a tomada de decisões assertivas no sentido de reduzir ou prevenir a ansiedade no trabalho. Entre as principais causas podemos destacar:

– Jornadas de trabalho excessivas. Horas extras eventuais acontecem, mas isso não pode se tornar rotina. Com frequência, gera esgotamento mental e físico;

– Competitividade intensa. Metas excessivas podem gerar efeito negativo e tensão;

– Falta de apoio ou de orientação. Comunicação ineficiente em relação aos líderes e aos colegas, pode gerar desconforto e inseguranças, em relação ao desempenho;

– Medo do desemprego. Esta é uma das principais causas de ansiedade no trabalho. Gera um clima de indecisão, tensão, boatos, instabilidade e até frustração;

– Relacionamento interpessoal ruim. Quando isso acontece os conflitos logo aparecem. Desentendimentos, brigas, rivalidade, fofocas. Isso reflete diretamente na produtividade.

Quais os sintomas de ansiedade no trabalho?

Todos os anos quase 19 milhões de brasileiros são diagnosticados com algum grau de ansiedade. Boa parte desse número no ambiente de trabalho. 

Por isso os gestores, profissionais de RH e do departamento de pessoal precisam estar atentos aos possíveis gatilhos e sinais para a doença. 

Entre os principais sintomas psicológicos podemos relacionar a apreensão; o medo excessivo; inquietação; insônia; inaptidão para relaxar. 

Pensamentos catastróficos; preocupação exacerbada com tragédias; desmotivação; insatisfação, também são sinais de alerta para uma ansiedade caminho. 

Na maioria das vezes, ela passa despercebida, com sintomas disfarçados em comportamentos que até se confundem com proatividade ou expectativa. Mas o desvio de foco pode ser o primeiro sinal de alerta para ansiedade no trabalho. 

Pessoas ansiosas se sentem impulsionadas a produzir cada vez melhor. E isso não é produtivo e nem saudável.

Por que prevenir e tratar a ansiedade no trabalho?

ansiedade mulher cansada computador
Crise de ansiedade no trabalho.

Prevenir e tratar a ansiedade é fundamental para um bom clima organizacional e também para preservar a qualidade de vida e saúde do colaborador. No mundo a doença mental atinge 33% da população. 

No Brasil esse percentual é de 12%, de acordo com dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Ou seja, 24 milhões de pessoas estão ansiosas. 

Outros 23% da população brasileira sofrerá de algum tipo de distúrbio relacionado à ansiedade, em algum momento da vida. 

Doença mental que, inevitavelmente, afeta os ambientes corporativos. Por isso é fundamental identificar, tratar e prevenir esse distúrbio. 

Três passos que podem reverter quadros críticos de relacionamentos nas empresas, ajudam a reduzir os percentuais de faltas, de afastamentos e até desligamentos. 

Além disso, contribui na redução de custos com retrabalho, improdutividade ou sobrecarga de tarefas para outro colega. 

Gatilhos de ansiedade no trabalho

Gatilho é o termo usado para definir fatores que resultam ou aceleram uma crise em alguém que sofre com um distúrbio mental.

Naturalmente, cada pessoa tem seus gatilhos, criados a partir de seus traumas e vivências. Mas ao tratar de um ambiente que muitos têm em comum, como o escritório, há algumas dicas gerais que podem ser aplicadas para tornar este espaço mais seguro mentalmente.

Ambientes muito fechados, sem vista ou natureza próxima, podem ser um problema. Assim como se todas as paredes forem pintadas de cores muito intensas. Ou até mesmo uma temperatura extrema – calor abafado ou ar-condicionado no mínimo possível.

Como identificar ansiedade no home office?

ansiedade homem laptop
Ansiedade na rotina de trabalho.

E quando o ambiente de trabalho é a sua própria casa? Identificar a ansiedade pode ser ainda mais complexo no home office.

Há dias em que você não sairá de casa e que você não terá uma conversa oral com outra pessoa. A solidão e isolamento podem facilmente ser gatilhos para uma crise.

Por isso, não esqueça que home office significa liberdade de trabalhar onde você quiser. Mude seu escritório para a varanda,para a padaria da esquina ou até para aquele coworking descolado do seu bairro. 

Estimule-se, veja novas pessoas, se movimente pela cidade e no final, ainda garanta aquela sensação de voltar para casa após um dia produtivo.

Como acabar com a ansiedade no trabalho?

Empresas que se preocupam com o bem-estar, a saúde e a segurança da equipe buscam iniciativas que visem acabar com a ansiedade no trabalho. Abaixo listamos algumas sugestões viáveis de serem adotadas, independente do perfil do negócio.

– Promover um ambiente laboral mais atrativo e agradável. Já que o funcionário passa a maior parte do dia no trabalho é justo que o local seja organizado, limpo e aconchegante. Se houver disponibilidade é possível criar um local para descanso ou descontração;

– Adotar horários mais flexíveis e alternativos, como home office;

– Estimular hábitos saudáveis que melhorem a qualidade de vida. Um bom exemplo é a ginástica laboral diária;

– Proibir trabalhos nos períodos de pausas, como horário de almoço;

– Promover jornadas de trabalho reduzidas em algum dia da semana, como na sexta;

– Procurar ajuda profissional! 

Ações e intervenções para diminuir a ansiedade

ansiedade homem exausto
Ansiedade no trabalho: homem demonstrando preocupação.

Priorizar a sanidade mental e física do trabalhador é fundamental para gerar um bom clima organizacional de trabalho. 

Além disso, retém e atrai talentos, elevando a qualidade produtiva e a imagem da corporação. 

Implantar ações e intervenções simples e constantes altera o clima, gera descontração e contribui para reduzir os níveis de ansiedade e de estresse entre os colaboradores. 

Para facilitar essa tarefa, separamos algumas iniciativas positivas que a empresa pode adotar para diminuir a ansiedade entre os funcionários:

Espaço zen

No trabalho é preciso ter um espaço onde a equipe possa relaxar. Pode ser uma sala de jogos, um jardim, uma quadra. 

Algo além do escritório e da linha de produção, onde se sintam à vontade para leitura, pintura, desenhos, ouvir música, meditar, entre outras atividades que promovam bem-estar, aquietando a mente e o corpo. 

Foco na respiração, olhos fechados, reflexão e até um cochilo reparador. 

Ginástica Laboral

Nem sempre o trabalhador tem tempo para praticar algum tipo de atividade física. Por isso a empresa pode criar uma agenda diária para que ele pratique a ginástica laboral. 

A empresa pode contratar um profissional especializado em exercícios para empresas, como ginástica laboral ou recreações. 

Momentos de lazer colaboram e muito para o relaxamento e a saúde mental da equipe.

Yoga

Quando o assunto é saúde da mente e do corpo a ioga é umas práticas mais benéficas contra o estresse e a ansiedade. 

Seguindo os ensinamentos filosóficos indianos, se trata de um conjunto de exercícios que envolvem respiração, postura e meditação.  

Algumas posturas são específicas para combater ansiedade, como:

– Sukhasana (postura fácil);

– Padahastasana (posição da cegonha);  

– Balasana (postura da criança);

– Baddha Konasana (postura do alfaiate;

– Vrikshasana, a posição da árvore.

Meditação

A arte de aquietar a mente e o corpo são fundamentais para reduzir os níveis diários de estresse e de ansiedade. A empresa precisa criar um ambiente propício para isso. 

Uma sala tranquila, com música e iluminação diferenciada ou um espaço aberto no jardim, por exemplo. Meditar ajuda a melhorar o foco e a concentração. 

O tempo de duração não é essencial, o importante é manter a qualidade e a frequência. Pare e se acomode em um local certo e tranquilo. 

Feche os olhos, tranquilize a mente, afaste as expectativas e não desista. Outro aliado da meditação são as práticas de mindfulness, com atenção plena para o momento presente, no aqui e no agora.

Palestras

Palestras são bem-vindas sempre. Além dos trabalhadores, a empresa pode ampliar o benefício, envolvendo os seus familiares. 

Palestras educativas, sobre cuidados com a saúde, a higiene pessoal, algumas doenças, entre outros temas. 

Além de servir de alerta, promove maior integração e amizade entre os colaboradores. Agradecimentos, iniciativas de incentivos, mensagens, conversas são sempre bem-vindas. 

Além disso, em momentos assim é possível ampliar a troca de experiências e identificar algum problema emocional. 

Ajuda profissional

Depois de conhecer a realidade da organização e as necessidades da equipe, o gestor precisa criar programas que melhorem as condições de saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. 

É preciso criar uma política e gestão de benefícios, voltada para a saúde mental de toda equipe. Buscar ajuda de profissionais especializados pode ser uma boa estratégia. 

Psiquiatras, psicólogos, terapeutas, personal trainer podem ser contratados para essa tarefa interna ou externa. Além disso, é importante lembrar que o principal benefício relacionado com a saúde e o bem-estar é o plano de saúde. 

A telemedicina pode ser uma alternativa importante, viável e mais acessível financeiramente. 

Os colaboradores podem ter os devidos cuidados com a saúde sem a necessidade de locomoção. Serviços médicos, psicológicos e psiquiátricos, 24 horas todos os dias semana. 

Importância de construir uma rede de apoio

É preciso ter empatia com os ansiosos em todas as esferas da vida. Assim como o par de quem sofre de ansiedade precisa saber como ajudar em momentos de crise, é essencial que exista também uma rede de apoio no trabalho. 

O colaborador não pode se sentir envergonhado de sofrer de ansiedade. A doença não é culpa dele. Sim, haverá dias mais difíceis que outros. E nestes, o funcionário precisa se sentir confortável para compartilhar o que está sentindo.

Toda empresa preza transparência. Então, é essencial que a rede de comunicação entre os colaboradores exista de forma sólida e genuína. Ao identificar a ansiedade em um colega de trabalho, mostre-se presente e disposto para ajudá-lo quando necessário.

Quais são os tratamentos para a ansiedade?

Já vimos que a ansiedade pode se manifestar de várias maneiras e não escolhe um perfil específico de pessoas para isso. Diariamente o trabalhador está exposto a riscos, mas o melhor caminho é sempre a prevenção. 

Cuidar da sanidade mental e física é dever do gestor que preza pela qualidade do clima organizacional. Por isso pode não existir um único caminho e sim diversas estratégias para prevenir e tratar a ansiedade no trabalho. 

Um bom começo é incentivar hábitos saudáveis ou contar com ajuda de especialistas na área. O tratamento pode ser por meio de uma só técnica ou reunir várias. 

A psicoterapia e o acompanhamento psicológico ajudam a compreender o problema, tratando-o de forma sistemática. Dependendo do grau de ansiedade, alguns medicamentos ou produtos naturais podem ser associados, como ansiolíticos ou calmantes. 

Especialistas apontam que o ideal é combinar psicoterapia com farmacoterapia. Alguns déficits de vitaminas como as do complexo B podem gerar depressão e ansiedade. 

Alterações nos níveis de melatonina também podem interferir na qualidade do sono e, consequentemente, gerar ansiedade. 

Como a empresa pode ajudar os colaboradores?

ansiedade homem computador
Ansiedade no trabalho: homem em sinal de discordância.

A organização precisa levar em conta os impactos negativos que a ansiedade traz para toda equipe. 

Não dá para ignorar os sinais, que fatalmente vão interferir de alguma forma na capacidade cognitiva e produtiva dos profissionais. 

É preciso encarar de frente o problema, criando mecanismos de prevenção e de tratamento. Para isso, as empresas precisam melhorar os ambientes de trabalho para reduzir a ansiedade entre os funcionários. 

Rever as expectativas produtivas; criar um sentimento de pertencimento; melhorar o grau e a frequência de comunicação interna são alguns caminhos viáveis de serem implantados. 

Vamos ver outras iniciativas que a empresa pode adotar para ajudar os colaboradores a se manterem mais saudáveis.

Oriente as lideranças

Os líderes de departamentos devem agir como pontes entre os colaboradores e a empresa. Devem incentivar a comunicação, individual ou em equipe, por meio de encontros ou reuniões periódicas. 

Seja um líder acolhedor, escute mais, propicie suporte, alinhe metas, entregas e expectativas. Priorize o alívio das tensões e do estresse na equipe. 

Desta forma estarão ainda mais próximos, conseguindo identificar precocemente qualquer tipo de alteração comportamental.

Estruture um RH aberto e comunicativo

Os recursos humanos de uma empresa é um instrumento fundamental no processo de identificação dos gatilhos e dos sinais de ansiedade entre os colaboradores. 

O setor pode ajudar na prevenção e no combate desse problema tornando o ambiente laboral mais tranquilo, com rotinas e metas de trabalho viáveis e executáveis. 

Respeito a carga horária, à hierarquia, aos limites pessoais, ao tempo de descanso são cruciais nesse processo. 

Afinal é o RH, o principal responsável em monitorar o clima organizacional e criar incentivos para prevenir os riscos inerentes ao trabalho, evitando prejuízos. 

Estudo da OMS aponta que os transtornos mentais custam um trilhão de dólares em perdas de produtividade no mundo. 

No Brasil, os empresários perdem R$ 200 bilhões por ano com a questão, em especial com doenças como depressão e ansiedade.

Proporcione um ambiente com qualidade de vida no trabalho

Como já destacamos acima, proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor e harmônico, melhora a qualidade de vida no trabalho e o clima organizacional. Para isso, os gestores podem investir em diversas estratégias e ferramentas. 

Afinal, nada melhor que uma pausa prazerosa entre uma jornada e outra de trabalho. Entre as opções estão a criação de espaços onde os trabalhadores possam descansar, relaxar e se recompor para voltar às atividades com mais energia e vigor. 

Lembrando que qualidade de vida engloba uma série de itens, a começar por uma boa alimentação, local de trabalho limpo, organizado e adequado, reduzir a pressão e as cobranças excessivas. Respeitar os horários de trabalho e os de folga. 

Melhorar a comunicação interna criando canais eficientes para ouvir e dar feedbacks, entre outras ações.

Invista em Saúde Corporativa

Investir em saúde corporativa é fundamental para uma empresa que preza pelo bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores. 

O serviço deve atender as necessidades da equipe e, se possível, ser personalizado de acordo com o perfil dos usuários.  

Assim, os funcionários se sentem valorizados e engajados. Tornam-se mais felizes e produtivos. 

O mercado oferece inúmeras opções, mas uma alternativa que se apresenta ainda mais atrativa é a telemedicina. 

Com atendimento médico e psicológico on-line, os trabalhadores não precisam sair da empresa para ter acesso aos cuidados com saúde. Basta o gestor disponibilizar um espaço com computador ou celular. 

Conheça a Conexa Saúde

Especializada em telemedicina, telehealth, healthtech, teleorientação e telepsicologia, a Conexa Saúde democratiza os cuidados integrados de saúde. 

Por meio de sua moderna plataforma de telemedicina leva atendimento médico, psicológico e nutricional a milhões de pessoas, 24 horas em todos os dias da semana.  

É mais qualidade de vida disponível em qualquer lugar do país, sem que a pessoa saia de casa ou do trabalho. O acesso simples e rápido pode ser feito pelo computador, tablet ou telefone celular. 

Já são mais de 20 milhões de pessoas atendidas por mais de 70 mil profissionais em 30 especialidades médicas. A Conexa Saúde proporciona maior integração entre pacientes, médicos, hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros estabelecimentos de saúde. 

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Cuidados com a saúde e com o bem-estar físico e mental, disponibilizados aos colaboradores e seus familiares também. Facilidade para empregados que têm acesso à medicina preventiva sem se ausentar do trabalho e também para o empregador. 

O funcionário tem a sua disposição uma rede médica com mais de 30 especialidades, sem precisar se ausentar do trabalho. 

Já o gestor, além do bem-estar do funcionário, é possível reduzir a taxa de absenteísmo; facilitar a otimização dos indicadores chaves de desempenho, conhecidos por KPIs de saúde; reduzir os sinistros. 

Desta forma consegue melhorar o engajamento do funcionário e  o reconhecimento dos recursos humanos. 

A plataforma permite fácil acesso para agendar consultas sem precisar sair da empresa, atendimento emergencial, promoção de saúde emocional com psicólogos renomados, entre outros benefícios. 

Para saber mais informações acesse www.conexasaude.com.br e confira as novidades criadas sob medida para sua empresa.

Conclusão

Considerados um dos principais problemas de saúde pública no mundo, doenças e distúrbios mentais como depressão e ansiedade prejudicam mais de 20 milhões de brasileiros todos os anos. 

Seja de origem interna ou externa, é no trabalho que geralmente os problemas se agravam. Com um universo corporativo cada vez mais competitivo, muitas empresas passam a exigir mais e mais de suas equipes. 

Assim, além dos resultados podem estar alimentando uma verdadeira bomba relógio. Isso porque já vimos que jornadas e cobranças excessivas de trabalho, são os principais gatilhos para ansiedade.

Além disso, o funcionário acaba se preocupando mais, descanso menos, com menos foco e atenção. Fatalmente o resultado poderá ser visto em prejuízos nos relacionamentos, na produtividade e na sua própria saúde física e mental. 

É isso que acaba culminando na ansiedade no trabalho. 

Por isso, os líderes devem ser bem treinados e estarem atentos a qualquer mudança de comportamento. 

O diálogo e a comunicação franca devem ser estimulados, bem como espaços onde os trabalhadores possam descansar, relaxar e se desligar da rotina de trabalho. 

Receitas infalíveis que contribuem para melhorar o clima organizacional, levando saúde, segurança e qualidade de vida a todos na organização.

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