Alternativa para quem não tem plano de saúde: conheça as opções

alternativa para quem nao tem plano de saude doutora

Você sabe qual a alternativa para quem não tem plano de saúde?

No Brasil quase 50 milhões de pessoas possuem algum tipo de plano de saúde, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar de ser um número robusto, ele não representa nem 25% da população. 

Em um país com dimensões continentais, a desigualdade social, as constantes crises econômicas e a pandemia de coronavírus, corroem a renda dos brasileiros. Para muitos, ter plano de saúde é um luxo. 

Sem recursos financeiros para manter mensalmente esse custo a mais no orçamento, recorrem ao sistema público de saúde. Diante da crise sanitária que o país ainda vive, é necessário que se pense em alternativas para quem não possui plano de saúde. 

O mercado já oferece algumas opções como clínicas populares, seguro saúde, entre outras modalidades. Mas, é a telemedicina um dos serviços na área de saúde que mais se destacam no momento. 

A facilidade de acesso remoto de qualquer local que a pessoa esteja, baixo custo e atendimento 24 horas, são algumas das vantagens do sistema. 

Levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital aponta que mais de 7,5 milhões de atendimentos são realizados por mais de 52,2 milhões de médicos por ano. Um segmento que ainda tem muito espaço para crescer. 

No texto de hoje vamos conhecer melhor o funcionamento da telemedicina entre outras alternativas para os planos de saúde. Confiram!

O que é um plano de saúde?

Planos de saúde são sistemas de serviços médicos, hospitalares e de exames, mantidos por operadoras ou administradoras. Apesar da saúde ser um dever do Estado, previsto na Constituição Federal, a União não consegue atender a demanda. 

O atendimento médico público é realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que nos municípios, conta ainda com ajuda das redes básicas de saúde. Mas, por inúmeros motivos, o Governo Federal não consegue atender a toda população gratuitamente. 

Por isso, permitiu que empresas privadas ofereçam esse tipo de serviço, conhecido como assistência complementar à saúde. 

Nos planos de saúde a pessoa contrata uma empresa que lhe oferecerá uma rede de serviços médicos, hospitalares, de exames, entre outros. 

Para isso, paga uma mensalidade e ganha cobertura para consultas, internações, exames, tratamentos, entre outros procedimentos. Todos os tipos de planos são regulamentados e seguem as regras dispostas na lei 9.656/98 e ao código de defesa do consumidor. 

A ANS é o órgão regulamentador e fiscalizador deste serviço, que já conta com mais de 2000 empresas atuando no país. Além da área médica, muitas também oferecem planos odontológicos, funerários, entre outras facilidades. 

Os planos de saúde podem ter abrangência individual, familiar ou coletiva. Neste último, geralmente oferecido por empresas a seus funcionários. Um benefício desejado por mais de 75% dos trabalhadores brasileiros.

Quais serviços são oferecidos por planos de saúde?

Cada plano de saúde possui características distintas e variam suas coberturas de acordo com seus tipos, modalidades e custos. Os prazos de carência também podem ser diferentes, de acordo com cada modalidade ou especificações feitas em contrato. 

Como por exemplo, em casos de doenças preexistentes. A ANS mantém uma lista de segmentações assistenciais, que são as classificações que determinam o que o plano de saúde deve cobrir ou não. 

Há também o rol de procedimentos, que inclui desde as consultas médicas, exames e tratamentos, classificados de acordo com o tipo de assistência que a pessoa contratou. Porém em casos de urgência, algumas alterações podem ser feitas nessa lista. 

Um exemplo disso, aconteceu em 2020, com a criação e uso dos testes de detecção do coronavírus. A urgência se deu pela gravidade da pandemia de covid 19 e a necessidade de testes que detectassem a contaminação o mais rápido possível. 

Apesar de existirem variações sobre a cobertura de planos de saúde, em geral a ANS reconhece 12 tipos de segmentações na área de saúde, que as operadoras devem cobrir. São elas:

– Atendimento ambulatorial;

– Ambulatorial;

– Hospitalar sem obstetrícia;

– Hospitalar com obstetrícia;

– Odontológico;

– Referência;

– Ambulatorial + odontológico;

– Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia;

– Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia;

– Hospitalar com obstetrícia + odontológico;

– Hospitalar sem obstetrícia + odontológico;

– Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico;

– Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico.

Modalidades de plano de saúde

alternativa para quem nao tem plano de saude consulta
Alternativa para quem não tem plano de saúde: consulta particular.

A ANS estima que todos os anos mais de 5 milhões de brasileiros aderem a algum tipo de plano de saúde privado. Ser atendido com qualidade, com hora marcada, por médicos especializados é o desejo de todos. 

Mas, na hora de contratar um plano é preciso avaliar diversos critérios e variáveis. Identificar o perfil da pessoa ou da família e encontrar um plano que atenda às suas necessidades. 

Nesse tópico vamos conhecer algumas modalidades e suas peculiaridades. Em seguida os principais tipos de planos comercializados no mercado.

– Operadoras de planos de saúde. A pessoa que contrata um plano de saúde junto a uma empresa privada, ou operadora, terá direito de usufruir de todos os serviços que constem em contrato. Lembrando que os planos podem ser individuais, familiares ou coletivos. 

Entre eles, consultas médicas, exames, internações, tratamentos, etc..

São serviços disponibilizados em diferentes locais, em determinadas áreas. O contrato define o tipo de contratação, de cobertura e de carência; a abrangência geográfica para os atendimentos;

– Cooperativa médica e odontológica. São instituições formadas a partir de associações profissionais dessas áreas. São esses sócios que prestam o atendimento necessário;

– Autogestão. São planos de assistência à saúde destinados a trabalhadores ativos, aposentados, pensionistas, ex-empregados, participantes de órgãos representativos de classes, entre outros;

– Filantropia. Entidade sem fins lucrativos, certificada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para operar planos privados. Como exemplo, as Santas Casas, associações e agremiações;

– Administradora. É a empresa que administra planos de saúde, sem o financiamento de uma operadora.

Plano de saúde individual / familiar

Nesse caso, são planos que podem atender uma pessoa ou também ser extensivo aos familiares de primeiro ou segundo graus. Ambos têm coberturas e carências que variam de acordo com o tipo de contrato selecionado. 

Em contrapartida a pessoa pagará uma mensalidade à operadora do plano. Geralmente os planos são comercializados por corretores, que são representantes das empresas junto aos clientes. 

Mas se a pessoa preferir, também pode contratar o serviço diretamente junto à empresa. Vale lembrar que esse profissional deve ser regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do Governo Federal. 

É a operadora pela ANS, que autoriza e fiscaliza todas as atividades de mais de duas mil empresas atuantes nessa área no Brasil. 

A cobertura desse tipo de plano abrange consultas médicas de rotina e de urgência; exames; obstetrícia; pronto socorro; tratamentos; internações; cirurgias, entre outros procedimentos que se façam necessários.

Plano de saúde coletivo por adesão

Os planos de saúde coletivos por adesão são contratados junto às operadoras, geralmente por empresas, associações profissionais ou sindicatos. A organização pode contratar esse tipo de plano de forma coletiva, disponibilizando o contrato para todos os funcionários. 

A empresa pode arcar com os custos do plano ou compartilhar os valores entre os funcionários. Já no caso de planos por adesão, o funcionário não é obrigado a contratar o serviço. 

A adesão é espontânea e a empresa também pode arcar com os custos sozinha ou ratear com os trabalhadores que aderiram ao benefício. Esse plano possui carências e a cobertura pode variar de acordo com o modelo e valores escolhidos. 

Geralmente o funcionário tem o desconto do plano direto na folha de pagamento. Os reajustes, lista de profissionais credenciados, área de abrangência, entre outros serviços, também são definidos em contrato. 

Basicamente a cobertura abrange todos os serviços também disponibilizados em outros tipos de planos. 

Plano de saúde coletivo empresarial

De funcionalidade semelhante ao plano de saúde coletivo por adesão, os planos coletivos empresariais são destinados especificamente ao setor corporativo. A partir de uma vida é possível contar com esse benefício. 

Nesse caso a empresa contrata o serviço diretamente junto à operadora e os funcionários devem estar ativos e registrados para adesão. As carências para uso do plano também existem, de acordo com as categorias contratadas. 

Uma exceção existe para empresas com 30 ou mais beneficiários e também para quem entra no plano em até 30 dias após assinatura do contrato. 

Em relação ao pagamento, a empresa arca com os custos de forma integral ou também poderá repassar o valor total ou parcial para seus colaboradores. 

Entre as principais vantagens desse tipo de plano, podemos citar os valores mais baixos, a carência reduzida ou até isenta e a qualidade da cobertura oferecida para os procedimentos médicos. 

Além destes tipos já citados acima, algumas operadoras de planos de saúde oferecem produtos especialmente destinados aos microempreendedores individuais, os MEIs. 

Empresas a partir de uma vida podem contratar esse serviço e usufruir de todos os benefícios oferecidos ao plano, que funciona nos moldes do coletivo empresarial.

O que é e como funciona a coparticipação?

alternativa para quem nao tem plano de saude exame
Alternativa para quem não tem plano de saúde: exame médico.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), planos de saúde de coparticipação são quando o beneficiário paga para a operadora uma mensalidade e mais um valor pelo procedimento realizado. 

Seu funcionamento é praticamente igual a um plano convencional, e geralmente a cobrança acontece mais em consultas e exames. Uma das vantagens é o custo de planos com coparticipação

Eles costumam ser bem mais baixos que os convencionais. Essa modalidade também é regulamentada pela ANS. O órgão determina que as operadoras não podem repassar mais que 30% do valor do serviço para os usuários. 

Os descontos devem acontecer entre 60 e 90 dias após o atendimento e pode ser feito direto na folha de pagamento. Conhecer bem o perfil dos funcionários é um dos requisitos para empresas que optam por esse tipo de plano. 

A coparticipação pode ser interessante para pessoas mais jovens que usam menos os planos de saúde. Já os mais velhos, que têm maior recorrência de procedimentos, planos sem coparticipação podem ser mais vantajosos. 

A ANS fiscaliza os tipos de procedimentos que podem ser cobrados e proíbe a cobrança em quase 250 deles. A operadora é obrigada a informar em contrato quais as regras e taxas que serão aplicadas nesse tipo de plano.

Quais as vantagens de quem tem plano de saúde?

Com tantas dificuldades financeiras que assolam os brasileiros, ter plano de saúde é saber que a operadora arcará com a maior parte dos custos dos procedimentos. Além disso, o foco deste tipo de empresa é a medicina preventiva. 

Pessoas com planos de saúde têm oportunidade de se cuidar melhor. Tem a sua disposição ampla rede de médicos credenciados para consultas e exames de rotina. 

Algumas operadoras colocam prazos para esses atendimentos o que facilita ainda mais os cuidados preventivos. O mesmo acontece em casos de alguns tratamentos como câncer ou cirurgias eletivas. 

Procedimentos de urgência e emergência devem ser realizados imediatamente. Entre as vantagens em manter um plano de saúde podemos destacar:

– A garantia de tratamento quando necessário;

– Opções em preços que cabem no bolso de qualquer pessoa;

– Fácil contratação e cancelamento. Qualquer pessoa pode adquirir um plano de saúde;

– Qualidade dos serviços de saúde para você e seus familiares;

– Abrangência de serviços que atendam as necessidades de acordo com a faixa etária;

– Acesso facilitado, contando com rede de médicos e estabelecimentos credenciados;

Telemedicina opcional em muitos planos. O paciente pode se consultar sem sair de casa;

– Infraestrutura para os atendimentos de urgência e emergência;

– Acesso rápido e fácil a várias especialidades médicas, em especial na telemedicina

– Abrangência de atendimento, regional, estadual, nacional e até internacional.

Alternativa para quem não tem plano de saúde

alternativa para quem nao tem plano de saude paciente executivo
Alternativa para quem não tem plano de saúde: paciente executivo.

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 64% dos brasileiros vivem em famílias que não possuem qualquer tipo de plano de saúde. 

Mas afinal, esse tipo de serviço é realmente caro? As empresas não conseguem arcar com parte desse valor e beneficiar um número cada vez maior de trabalhadores? Quais são as alternativas que o mercado disponibiliza em planos de saúde? 

Em busca de respostas e de soluções viáveis para atender a estes milhões de pessoas, vamos apresentar algumas alternativas viáveis. Além das clínicas populares, existem cartões de descontos e o próprio sistema público. Acompanhe!

SUS

O sus é uma das opções (se não, “a opção”) mais conhecidas entre as pessoas. Trata-se do Sistema Único de Saúde oferecido pelo governo. Ele é responsável por cobrir toda a atenção à saúde da população, desde consultas, até vacinas. 

Trata-se da melhor escolha, considerando o quesito custo, já que é um serviço gratuito e voltado para toda a população. 

Mas apresenta também diversas problemáticas, principalmente em relação ao tempo de espera de atendimento e condições de trabalho do médico – afetando, desta forma, o serviço oferecido ao paciente. 

Deve-se atentar ao fato de que o Brasil possui mais de 200 milhões de pessoas e é o único país com esta densidade demográfica a custear um sistema de saúde totalmente público e gratuito. 

A partir do orçamento mensal do SUS, estima-se que cada pessoa conta com menos de R$25,00 por pessoa para gastos de saúde. Não é muita coisa, né? Com certeza muito menos que um plano de saúde.

Aplicativos e sites de consulta médica

As milhões de pessoas que vivem sem plano de saúde tornaram-se um mercado promissor para diversas novas start-ups. Essas pequenas empresas oferecem plataformas para marcar consultas médicas com preços acessíveis. 

São aplicativos e sites que conectam pacientes e médicos de diversas especialidades. O mecanismo de funcionamento se assemelha ao Uber ou aplicativos de delivery. 

A busca é feita principalmente a partir da localização em que se encontra a pessoa e a área da saúde que necessita. A ferramenta, no entanto, não cobre a necessidade de uma emergência hospitalar. Nestes casos, ainda seria necessário recorrer aos centros médicos.

Tickets saúde

Esta é a mais nova alternativa utilizada principalmente pelas empresas pequenas, que não têm orçamento para cobrir um plano de saúde empresarial. 

Também pode ser uma nova opção para empresas que não conseguem arcar com o alto custo do plano de saúde empresarial. Pode ser uma solução para os 30% de trabalhadores no Brasil que não possuem plano de saúde, segundo a empresa Ticket

Trata-se de um vale saúde, muito parecido com o famoso vale alimentação e transporte, amplamente utilizado pelas empresas. O lugar onde a pessoa trabalha deposita um determinado valor mensal para ser utilizado em clínicas médicas credenciadas. 

Esses locais oferecem desconto para o tipo de serviço e, se o valor oferecido pela empresa acabar, o funcionário ainda pode usufruir do desconto depositando mais dinheiro no cartão.

Clínicas populares

O mercado das clínicas de saúde vem crescendo significativamente. Ao longo dos anos, muitas clínicas novas abriram para oferecer saúde a baixo custo para aqueles que não querem arcar com os preços dos planos, nem desejam enfrentar a fila do SUS.

Mas os custos bem abaixo do mercado não necessariamente significam uma menor qualidade no atendimento. 

Diferentemente das clínicas, muitos hospitais precisam cobrir dentro do seu atendimento a mensalidade dos convênios do planos de saúde e, por conta disso, o custo para exames e atendimentos cresce significativamente.

Algumas empresas ainda expandiram sua área de atendimento para realizar pequenas cirurgias, como cesária, partos, operação de hérnia e retirada de pedra na vesícula. 

Estes novos serviços são feitos por meio de uma parceria com hospitais para que seja utilizado o espaço, mas desvinculada com qualquer tipo de plano. 

O uso dessa nova atuação, no entanto, deve ser acompanhado de ações de precaução do paciente para saber a qualidade do atendimento oferecido. Uma delas é a consulta do CRM, tanto da clínica, quanto do médico responsável.

Todas essas novas alternativas abrem um campo vasto para as possibilidades de cuidados à saúde. Cada uma possui seus pontos positivos e negativos que devem ser ponderados e avaliados para escolher qual será a opção mais adequada.

Conheça a Conexa Corporate

Integrante do Grupo Conexa, a Conexa Corporate atende exclusivamente as necessidades do meio corporativo. Por meio de sua moderna plataforma de atendimento, disponibiliza teleorientação e teleatendimento em mais de 30 especialidades médicas. 

Cuida da saúde física e mental de seus pacientes, por meio de programas criados sob medida para as necessidades de cada empresa. Com a Conexa Corporate todos ganham. 

Os funcionários em praticidade, agilidade e segurança dos serviços prestados, sem sair de casa ou do trabalho.  A empresa pode acompanhar em tempo real vários números importantes. 

Entre eles  a quantidade de vezes que o colaborador fala com médicos ou precisa de exames; acesso a questões de saúde; suporte emocional para equipes internas, entre outros benefícios. 

A Conexa Corporate oferece planos personalizados de acordo com a necessidade da empresa. Para conhecer suas vantagens acesse www.conexasaude.com.br

Sem custo adicional, como coparticipação e preços mais atrativos, quando comparados ao custo de planos de saúde convencionais. 

Assim, empresa e funcionários sabem exatamente quanto pagarão mensalmente pelo plano, independente da quantidade de procedimentos usados. Confira algumas vantagens oferecidas pela Conexa Corporate:

– Redução de custos;

– Não há necessidade de deslocamentos ou ausências do trabalho, quando o trabalhador precisa ser atendido;

– Flexibilização nos atendimentos, como consultas médicas e exames;

– Atendimento digital 24 horas em todos os dias;

– Prontuário digital com o registro de todas as informações do paciente, bem como exames e laudos;

– Diagnóstico à distância, permitindo atendimento diferenciado em casos de acamados, por exemplo ou pessoas em isolamento social;

– Monitorar a saúde do trabalhador e vários indicadores internos.

Conclusão

Como vimos em tempos de crise financeira milhões de pessoas deixaram de ter planos de saúde, recorrendo ao atendimento médico público oferecido pelo SUS. 

Outras milhares buscam no mercado opções atraentes, que cabem no seu bolso e possam suprir suas necessidades. Mas é preciso cuidado quando o tema é saúde. Conhecer bem as empresas que operam, bem como os planos e serviços disponibilizados é fundamental. 

Afinal não sabemos quando podemos precisar de atendimento urgente, fazer consultas, exames e até procedimentos de alta complexidade. Nem sempre o preço é a melhor opção. 

É preciso ter segurança na contratação de um plano de saúde ou serviços alternativos como os oferecidos por clínicas populares, cartões de desconto ou similares. 

A telemedicina é um sistema de serviço médico oferecido por meio de plataformas digitais, que vem crescendo no Brasil. 

Por meio de sistemas de comunicação e acesso via computador ou celular é possível falar com médicos, ou profissionais de saúde, ver os laudos e exames, entre outros procedimentos. 

Tudo realizado a um click, de forma segura, ágil e rápida. São empresas como a Conexa Saúde que disponibiliza uma equipe de mais de 70 mil profissionais em mais de 30 especialidades. 

Uma rede de atendimento credenciada em todo o Brasil, com programas personalizados no cuidado básico à saúde. Ainda é possível fazer triagem, tirar as dúvidas e até o retorno de exames, por exemplo.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!